top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Metáfora da Vida

Já mencionei em um artigo anterior que participei de um retiro espiritual por 30 dias em Nazaré Uniluz. Pois bem! Após alguns meses eu retornei ao campus por uma semana juntamente com Martha (companheira de jornada Sergipana que também viveu a mesma experiência). Foi uma grande alegria reencontrar todos os amigos que lá estavam e um aprendizado único perceber as transformações ocorridas neles enquanto estivemos fora!


Durante este último período, Martha e eu recebemos um convite para conhecer a casa de Elê (Eleonora – Membro do Conselho e Coordenadora da Uniluz), que mora no entorno.


Era um fim de tarde quando deixamos o Campus Nazaré Uniluz e chegamos em sua casa. Foi um momento muito agradável e acolhedor! Chegado o momento de retornar, ela nos empresta uma lanterna e uma manta quente para nos ajudar no percurso de volta que faríamos a pé.


Já era noite e estava frio. A estrada era de terra batida, sem iluminação, bem deserta (quase não passava carros a noite), cercada de muita vegetação (mata fechada) com grandes casarões e sítios recuados.


Lógico que bateu um certo medo e apreensão! Mais da minha parte que da Martha, confesso!


Fizemos uma oração, pedimos proteção aos anjos e caímos na estrada de braços dados, seguindo o feixe de luz da lanterna que amenizava a escuridão. Seguimos, hora conversando sobre a vida e fazendo planos de futuro, hora em silêncio apenas ouvindo o som dos nossos próprios passos e admirando aquela linda noite de outono com lua e estrelas.


Nunca havíamos caminhado por aquela estrada e não tínhamos certeza de que estávamos acertando o caminho. Foi exatamente neste instante que tive uma percepção e disse: - Engraçado Martinha, me ocorreu que este momento agora é como uma metáfora da vida! Temos uma estrada a percorrer, mas não temos uma visão muito clara do que está à nossa frente. Temos um objetivo que nos faz caminhar, uma manta que nos protege do frio e uma lanterna que nos ajuda a dar os primeiros passos mesmo não nos mostrando com clareza aonde estamos. Temos o medo e apreensão do desconhecido (que é real), mas que quando intuimos proteção e ajuda, o coração se acalma e o medo não nos paralisa. Temos as estrelas e a lua que nos fazem suspirar, aliviando um pouco a nossa jornada e nos enchendo de poesia. Temos o apoio uma da outra que protege e torna a travessia menos solitária. Temos o silêncio que nos põe em profundo contato com a nossa grandeza e pequeneza diante da vida...


Martinha concordou, continuamos caminhando e após algum tempo finalmente chegamos sãs e salvas na porteira de acesso à Nazaré Uniluz!


A vida é essa estrada misteriosa e desconhecida! As pessoas que nos cercam, a lanterna e a manta são elementos que o universo nos envia para facilitar nossa jornada. A natureza é o que nos conecta com essa força que é tão maior que nós e que nos inspira a sonhar e a silenciar. O medo é a emoção básica que surge diante do desconhecido e que nos lembra que não temos controle sobre nada.


O destino é chegar onde se deseja, dando um passo de cada vez. A fé é um modo de já possuir o que ainda virá dessa aventura e o PERCURSO, este sim, é a grande escola que ensina que a vida é o AQUI e AGORA. É no passinho pequeno e constante de cada momento que honramos o presente que é VIVER.

bottom of page