top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Senta e observa, isso é meditar


Você consegue lembrar-se do que comeu no almoço de ontem? E como estava o céu quando você acordou hoje? Você tem consciência de como normalmente respira no dia a dia? Respiração lenta e profunda ou curta e ofegante? Observe-se agora neste exato momento e sinta como está seu corpo. Perceba os músculos da face, sua nuca e ombros. Estão relaxados ou tensos? Soltos ou enrijecidos?

O mundo ocidental nos estimula o tempo inteiro a olhar para fora e a operarmos quase que 100% do nosso dia no piloto automático. Nos desconectamos dos movimentos da natureza, dos nossos próprios movimentos e também dos outros com quem convivemos diariamente.

Vivemos a maior parte do tempo remoendo o que já passou e não volta (passado) ou ansiosos e preocupados com o que ainda está por vir (futuro). O AQUI e AGORA, o PRESENTE, nos escapa entre os dedos a cada instante.

No livro O Poder do Agora – Um guia para a iluminação espiritual, Eckhart Tolle nos faz refletir sobre como realmente estar presente no momento atual. Como ter consciência de algo mais profundo que o fluxo de pensamentos que dominam nossa vida. O autor passou por uma profunda transformação espiritual aos 29 anos e desde então vem atuando como conselheiro espiritual.

Meditação é uma prática que nos ajuda a viver no AGORA, mantendo a atenção plena no que está acontecendo ao nosso redor. O que está dentro está fora! Ela ajuda a educar a nossa mente analítica e promove um encontro íntimos com a nossa essência.

Comecei a meditar há mais de 1 ano, ao conhecer Nazaré Uniluz. Lá percebi o quanto estava vivendo no piloto automático e desconectada com quem eu era e o que sentia. Foi insuportável observar a minha mente se agitar e se contorcer no simples exercício de sentar com a coluna ereta e alinhada e manter-me em silêncio por 20 minutos em três momentos do dia (manhã, meio dia e noite). Minha cabeça era uma fábrica de pensamentos agitados e ansiosos que me traziam angústia e um certo vazio interior.

A mente é tão engenhosa e teme tanto perder o controle que produz nos iniciantes da prática um séria de incõmodos como: dores físicas, coceiras, pensamentos que tentam nos tirar do presente. Basta lembrar do que acontece com a autora do livro "Comer, rezar e amar". Comigo também foi assim!!

Se você gostaria de tentar mas não sabe o como ou já tentou mais não conseguiu permanecer na prática, aqui vão algumas dicas que me ajudaram e ainda ajudam a manter esta conexão comigo diariamente:

1. Busque um lugar e um horário onde você conseguirá ficar a sós e em silêncio por 20 minutos do seu dia. Incensos e velas ajudam a criar uma atmosfera de instrospecção, mas não são obrigatórios. Evite música. Use um despertador para te lembrar do tempo, assim você não fica se preocupando com o tempo.

2. Basta sentar-se numa postura ereta, com a coluna alinhada (no chão ou em cadeira). Feche os olhos ou mantenha os mesmos entreabertos, focando em um ponto fixo. Traga a intenção de que você quer estar ali em silêncio e PRESENTE. Não há passado e futuro, nem com o que se preocupar naquele momento, somente o AGORA é realidade.

3. Observe tudo o que acontece (dentro e fora de você) e RESPIRE de forma consciente. Busque ouvir mais o silêncio do que os sons. O silêncio de fora cria um silêncio interno e serena a nossa mente. O objetivo é manter a atenção no AQUI e AGORA durante a prática.

4. Meditar não é PARAR DE PENSAR. Meditar é não se identificar com o que pensa. A mente é como uma criança sem limites, ela vai querer te sabotar. Tente não embarcar nos pensamentos que surgirão ao longo destes 20 minutos. Quando o pensamento vier, imagine um trem que passa na sua frente, coloque este pensamento dentro de um dos vagões e deixe que ele se vá. Quando embarcamos no pensamento, perdemos o foco no PRESENTE, no AGORA. A cada pensamento diga para si: Ok, eu reconheço você, mas não sou você e volte-se para o presente.

5. No caso dos incômodos físicos que irão surgir naturalmente no início da prática, mande o seguinte comando: Ok, eu reconheço esta coceira ou esta dor, mas eu não sou isso, isso é uma distração da minha mente e vai passar! Mande amor e harmonia para a região do incômodo e espere. Acredite, logo ela passa. Isso são peças que a mente nos prega para nos tirar do estado de ATENÇÃO PLENA!

6. O FLAGRANTE - mesmo sabendo das peças que a mente irá pregar, quando iniciamos a prática da meditação tendemos a viajar nos pensamentos e perder o foco no presente. Quando você perceber que embarcou em um pensamento que surgiu (uma preocupação com alguma tarefa, um fato do passado que te incomoda, uma sensação de incômodo físico), não se culpe, é normal! Dizemos que isso é "se pegar em flagrante.". Apenas diga para si mesmo: Ok, perdi a presença mas agora eu retorno a ela. Coloque o que te distraiu no vagão daquele trem imaginário e volte amorosamente para o silêncio e a observação do que está acontecendo.

7. Meditar exige dedicação, disciplina e paciência com o seu processo de aprendizagem e educação da mente. Tente fazer a prática diariamente e comece a ver os benefícios que isso trará em sua vida.

Medito diariamente. O estado de ATENÇÃO PLENA tem me ajudado a lidar com os desafios do mundo de uma forma mais consciente para responder as provocações da realidade e não APENAS reagir.

Perguntaram ao Buda o que ele ganhou com a meditação e ele respondeu: Nada! Mas deixe-me dizer o que perdi com ela - ansiedade, raiva, depressão, insegurança, medo da velhice e da morte.

Faça a experiência e depois me conte como está sendo para você! Em caso de dificuldades e dúvidas fico à disposição para ajudar você a fazer este viagem incrível para dentro de si.

Meditar nos conecta com o divino que há em nós. Meditar nos traz insights sobre questionamentos que muitas vezes buscamos erradamente fora de nós. Meditar acalma e é de GRAÇA!

Se você sente o chamado para vivenciar a prática da meditação com mais profundidade, veja como na página dos PARCEIROS aqui no blog.

Promova o seu processo de transformação!

Conheça os benefícios do Coaching Sistêmico e do Mapa Quântico

Atendimento presencial e Online (skype/facetime)

Informações pelo link: http://anacpaiva6.wix.com/coach#!em-branco/c7t8

ou pelo email: anaclaudiapaivacoach@gmail.com

Ana Claudia Paiva

Coach & Analista Quântica

bottom of page