top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Normose - Você sofre de patologia da Normalidade?


Como diz Manoel de Barros, "Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito."


Essa frase de Manoel de Barros me fez pensar no conceito de NORMOSE: atitudes e hábitos considerados normais pela sociedade, mas que na realidade são patogênicos e nos levam à infelicidade, à doença e à perda de sentido na vida, tais como: trabalhar até a exaustão negligenciando a saúde e as relações para garantir empregabilidade, seres humanos cada vez mais conectados no mundo virtual e desconectados do mundo real, relações virtuais instantâneas que terminam na mesma velocidade que começam, bichos de estimação tratados como se fossem pessoas e pessoas sendo tratadas como bichos, o sucesso de um ser humano sendo medido por cargos e posses, crianças sem noções de limite, honestidade sendo considerada qualidade e não obrigação de todo cidadão...


Roberto Crema (Psicólogo e Antropólogo brasileiro), Jean-Ives Leloup (Filósofo, Psicólogo e Teólogo francês) e Pierre Weil (Psicólogo francês) escreveram já nos anos 80 sobre essa necessidade que o ser humano tem de ser a todo custo como os outros, sem questionar o que está sendo imposto e sem ouvir seu próprio desejo e vocação.


Segundo Crema, o normótico "padece de falta de empenho em fazer florescer seus dons e enterra seus talentos com medo da própria grandeza, fugindo da sua missão individual e intransferível".

Já padeci da Normose, por vezes de forma inconsciente e outras consciente (pelo simples fato de não suportar me sentir inadequada)... Por muitas vezes não ousei seguir meu coração e rezava na cartilha dos normóticos. A patologia da normalidade entrou em minha vida pela porta da frente e de forma institucionalizada. Eu abri a porta! Porém hoje eu entendo que ter "saúde" física, mental e emocional é ousar ser esquisita e imperfeita, é não se vender ou se trair por medo de não ser aceita, é optar por uma Existência Escolhida e ter uma mente e um coração autênticos!

A cada novo dia de vida que ganho escolho permanecer com essa coragem e ousadia para levar a vida conforme o meu propósito e minha vocação. E é exatamente isso que desejo à você: seja água que caça jeito de correr entre as pedras com liberdade para ser tudo o que pode! Invista no seu autoconhecimento e torne-se consciente do seu poder e de sua singularidade. Os caminhos para isso são infinitos. Posso te ajudar nessa jornada se você escolher o Coaching ou Mapa Quântico!

Sugestão de livro: Normose - A patologia da Normalidade (Roberto Crema, Jean Yves Leloup e Pierre Weil)


bottom of page